13/02/2012


Tratamento da depressão através dos pontos de acupuntura



Através de pesquisa realizada pelo departamento de Acupuntura e Moxabustão, do Beijing TCM Hospital, filiado à Universidade de Beijin (China), comprovou-se a eficácia do tratamento pela acupuntura à medicação convencional, no efeito curativo da depressão.
A acupuntura é hoje um dos mais importantes instrumentos da medicina moderna, sua eficácia é comprovada através de diversos estudos e pesquisas realizadas por renomadas instituições em todo o mundo. Esta técnica milenar chinesa tem sido muito utilizada para tratar diversos tipos de doenças, inclusive as psiquiátricas em níveis leves e moderados.
Uma das grandes vantagens do tratamento é que, diferente dos medicamentos tradicionais, a técnica não apresenta efeitos colaterais, no entanto deve ser realizada somente por médicos habilitados, esclarece o presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, Hildebrando Sabato.

A Pesquisa

Sessenta casos de depressão (estágio leve) foram divididos, aleatoriamente, em grupos de acupuntura (31 casos) e medicação convencional (29 casos). No grupo de acupuntura, foram selecionados “acupontos”, para obter efeito terapêutico nas condições testadas e no grupo da medicação convencional foram ministradas por via oral, um vez ao dia, cápsulas de cloridato de fluoxetina (20 mg).
Com duração de seis semanas, o tratamento, em ambos os grupos, teve seus efeitos clínicos curativos analisados a cada 15 dias, através da Escala de Hamilton (HAMD), para Avaliação da Depressão e Escala de Asberg. Ao final do tratamento, os resultados indicaram efeitos curativos muito aproximados – 67,7% (21/31) no grupo da acupuntura e 65,5% (19/29) no grupo da medicina convencional. A pontuação HAMD, indicou que diversos sintomas de ansiedades e distúrbios do sono, foram reduzidos significativamente, nos dois grupos, sendo que as pontuações de ansiedade e sono foram superiores no grupo de acupuntura.
Através da pesquisa, concluiu-se que o efeito curativo da depressão com acupuntura é semelhante ao da cápsula de cloridrato de fluoxetina (via oral), enquanto o efeito colateral é mais suave do que a cápsula.
“A acupuntura é um tratamento de estimulação neural, que regula diversas formas de distúrbios depressivos e ansiosos e transtornos psicossomáticos, entre outros. Com isso, os distúrbios depressivos leves e moderados, respondem positivamente ao tratamento por acupuntura. O tempo de tratamento depende do grau da depressão e de suas características peculiares, podendo oscilar de um mês até um ano ou mais”, finaliza Sabato.
Fonte:

CMBA-Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, o órgão oficial da acupuntura médica do país, reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira, Federação Nacional dos Médicos e Comissão Nacional de Residência Médica. Criado em 1984, responde pela Acupuntura frente ao meio médico nacional, às autoridades de saúde e às instituições governamentais. (www.cmba.org.br)